André Christovam & Convidados – 18/12/1992

No início dos anos 90 o Brasil foi um grande celeiro de Blues e derivados do estilo. Algumas bandas reinterpretavam clássicos outras apresentavam trabalhos autorais, tanto em inglês como em português. Alguns nomes rapidamente se tornaram referência como o guitarrista André Christovam. O que você vai ouvir nesse podcast é o guitarrista comandando um jam session com “monstros” do estilo aqui no Brasil. A apresentação rolou nos lendários estúdios da rádio Brasil 2000, no dia 18 de dezembro de 1992. Quem comandou essa festa ( a Brasil 2000 estava comemorando 6 anos de existência) ou esse especial de Natal, Fim de Ano, foi o jornalista e produtor Luiz Fernando Vitral (Blues das Sextas Feiras). Eu fiquei ali comandando os botões de uma mesa Nenis e o programa foi registrado em duas fitas cassetes – BASF Ferro Extra I e Sony EF 60 – dá pra acreditar?

O programa também serviu para por fim aos bochichos de que havia uma rivalidade entre André Christovam e Nuno Mindelis, como lembra o próprio André: “Nuno eu nos conhecemos no começo do anos 80 quando voltei de Los Angeles. Com o impacto de “Mandinga” e “A Touch of Glass” no mercado e o lançamento do primeiro disco dele, uma rivalidade surgiu, que estava sendo fomentada por pessoas que queriam ver o Circo pegar fogo. Liguei pra ele e propus esse show de Natal juntos e cada um traria um convidado. Ele trouxe o Tiago e eu o Allan que tinha uns 16 anos no máximo, uma joia rara, um ser que só trouxe luz por onde passou! Dedico esse show pra ele, um gênio que uma doença grave e enlouquecedora nos privou de todo seu talento!”

Está tudo ai agora, as fitas guardaram esse momento mágico (em mono) por 24 anos. Aproveite!

img_K7Andre

Um comentário em “André Christovam & Convidados – 18/12/1992

  • 28 de maio de 2016 a 20:31
    Permalink

    Caro Osmar, boa noite.
    Fiquei muito triste em saber que a Brasil 2000 definitivamente acabou.
    Entretanto, outra porta se abriu, no caso, você e sua paixão pela música em todos os seus gêneros.
    Cara, eu cresci escutando a Brasil 2000 e você. Ainda guardo as camisetas da rádio, porém está na hora de você cortar o cordão umbilical e partir para outra.
    Rádio on line é o que vinga inicialmente, canal no youtube, etc., você é um cara extraordinário e merece mais do que ficar suplicando para uns engravatados para continuar com o projeto que, para eles não deu dinheiro, mas para os fãs foi muito prazeroso.
    Leve esta ideia para frente e no que eu puder ajudar como advogado e professor universitário, seja divulgando de alguma forma, pois já criei vários fás de rock e blues na universidade, pretendo ajudar.
    As duas rádios que fizeram-me gostar de rock e blues sumiram: antiga 97 rock e a Brasil 2000.
    Está na hora de mudarmos o cenário atual, incluindo bandas novas, fazendo festivais como aqueles que os americanos fazem, exemplo, king of the blues, simplesmente maravilhoso.
    Grande abraço e tomo a liberdade de chamá-lo de amigo mesmo sem ter-lhe conhecido.
    Antonio Carlos Martins Junior acmjr1975@gmail.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *